Blogs

Seja muito bem-vinda !!!!

Se você gosta de crochê, tricô e trabalhos manuais, entre e sinta-se em casa...



Idéias e dicas que garimpei na internet estão aqui reunidas para compartilhar com você. Compartilhar para mim significa dividir... para poder multiplicar. . .



Dicas para iniciantes no artesanato e como utilizar a internet para aprender mais. E preste atenção: SEM GASTAR NADINHA.... Verdade, na internet é possível aprender um montão de coisas sem gastar nada com isso e quem sabe até ganhar um dinheirinho... O que não é nada mau nos dias de hoje, você não acha ?


quarta-feira, 23 de junho de 2010

Minha versão do cachecol da Fátima Bernardes. Pronto !!!

Nossa, finalmente acabei e posso mostrar direitinho para você como fiz...

Eis o cachecol pronto:


Como disse ontem, usei o fio Fast Shine, da Cisne (infelizmente, esgotado na maioria dos Armarinhos). Esse fio é maravilhoso. A peça tecida fica parecendo veludo... A foto não dá a idéia exata da beleza do fio.
Para a receita da peça, veja a postagem anterior que fiz explicando o modo de fazer.

Vou explicar agora a montagem.

O cachecol aberto fica conforme abaixo.


Em uma das extremidades, você vai pregar a flor. Para isso, usei linha de nylon 0,20 mm e uma agulha de mão. Primeiro dei uma leve franzida no cachecol para dar forma (fiz isso nos dois lados dele, usando a agulha e a linha de nylon). Depois, fechei o miolo da flor, preguei o botão de strass e preguei-a em uma das extremidades. Então, usei um botão comum pregado por debaixo da flor. É esse botão que possibilita o fechamento do cachecol. Ele se encaixa na própria trama de tricô. Por baixo, a flor fica assim:



Caso você queira fazer e fique com dúvidas, me envie um recadinho pelo blog clicando em "comentários" , abaixo de cada postagem, que terei enorme prazer em te ajudar, viu ?

Bem, para chegar no número de pontos correto com esse fio que utiliza a agulha 7 e ver certinho as adaptações que teria que fazer, tricotei o modelo seguindo certinho a receita original da Vitória Quintal com fio compatível com a agulha 5,5, porque a receita dela foi desenvolvida para esse tipo de fio. O resultado foi a peça abaixo:





Na receita da Vitória, além do cachecol ser duplo e dobrado ao meio no sentido do comprimento, ela faz 2 rosas e as prega uma de cada lado da peça. Só que uma é pregada com o "centro" bem aberto e a outra com o "centro" costurado (fechadinho). O fechamento se faz com o abotoamento encaixando a flor fechada dentro da flor aberta (isso é impossível de se fazer com um fio mais grosso como o Fast). Veja abaixo como fica a peça:




Flor aberta pregada em uma lateral

Modelo de flor idêntico ao anterior, mas pregada com o "centro" fechadinho para encaixar dentro da outra flor.

Vista do cachecol dobrado no sentido do comprimento

Aqui também usei o truque de dar uma "franzidinha" com a linha de nylon e agulha de mão, nas laterais, antes de pregar as flores.

Será que deu para entender ???? Me mandem recadinhos, meninas !!! Qual você vai fazer ??? Beijos.

4 comentários:

  1. Querida... fiz esse cachecolar, mas a minha flor não ficou tão linda como a sua... me passa a receita por favor...
    bjs

    ResponderExcluir
  2. OI,quero saber se eu vou ter q frazir os duas pontas tbem,e colocar o botão por trás da flor,esta correto.aguardo seu retorno,e uma boa noite e obrigada..bjOO

    ResponderExcluir
  3. É isso mesmo. Você franze as duas pontas e coloca o botão por trás da flor. Se tiver mais alguma dúvida,pergunte, tá ? É um prazer poder ajudar. Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Camila, desculpe a demora em responder. Para fazer a flor é assim. Faça 5 correntinhas e feche com um ponto baixíssimo. Faça 3 correntinhas para subir e mais 14 pontos altos. Feche com ponto baixíssimo na terceira correntinha que fizemos para subir. Faça 5 correntinhas, pule 2 pontos altos da base e prenda com 1 ponto baixo no próximo ponto alto da carreira anterior.
    Faça 4 correntinhas, pule 2 pontos altos da base e prenda com um ponto baixo no próximo ponto alto da carreira anterior (repetir este passo até o final e serão formados 5 elos. Serão as 5 pétalas).
    Agora vamos preencher os elos para formar as pétalas:
    Faça dentro de cada elo: 1 ponto baixo, meio ponto alto, 5 pontos altos, meio ponto alto e um ponto baixo.
    Após preencher todos os 5 elos, vamos fazer a segunda camada de pétalas.
    Faça 5 correntinhas e prenda por trás do trabalho com um ponto baixo no ponto baixo da carreira anterior. Faça isso 5 vezes e você terá os 5 elos da segunda camada.
    Agora vamos fazer as pétalas: Em cada elo faça 1 ponto baixo, meio ponto alto, 7 pontos altos, meio ponto alto e um ponto baixo. É só arrematar e você terá um flor como a que eu fiz.
    O tamanho dela vai variar de acordo com o fio e agulha utilizados.
    Será que deu para entender, Camila ? Se tiver dúvida, me avise. Beijo.

    ResponderExcluir